segunda-feira, 30 de julho de 2012

30 DIAS ! Usando o estoque !

Para que servem potes e mais potes de cosméticos, caixas fechadas de maquiagem e pilhas de sapatos ? Para nada !

Eu não estou dizendo que eu tenha TANTA coisa assim (sei que tem pessoas que tem MUITO mais que eu e me fariam me sentir ridiculamente "pobrinha" de coisas) mas o fato é que tinha tenho mais que eu poderia usar...

E acredito que NESSES 30 DIAS sem comprar nada, a minha maior lição, além de que eu sou capaz de vencer meus próprios desafios, foi ter aprendido a usar o que eu tenho e controlar o impulso por testes de produtos novos no mercado ! (ou nem tão novos, mas novos para mim !)

Eu já nem sabia o efeito das coisas porque usava #tudojunto e uma coisa atrás da outra ! Eu estava "viciada"...sim...mas não me sinto mais dependente dessa loucura toda !

Confesso que fiz algumas listinhas de coisas que eu PRECISAVA comprar...e que como não poderia mesmo comprar eu fui alterando essa lista...cheguei a fazer cotações de produtos que seriam comprados nos EUA, alguns no Sul do Brasil mesmo e outros aqui na minha cidade...e confesso também que essa lista mudou várias vezes...produtos foram substituídos, incluídos, retirados de novo...marcas trocadas, enfim, nada ficou igual depois de algumas horas lendo resenhas sobre os produtos na internet !

Creio que se eu fizesse isso SEMPRE, teria comprado bem menos que metade de tudo que tenho !

E essa foi minha maior lição: PESQUISE ! e compre somente o que se mostrar muito útil e compensador no ponto de vista do custo X benefício !

Ficar sem comprar me fez ver que não adiante ter mil coisas paradas no armário, sendo que JAMAIS serão usadas em sua totalidade, ou porque são produtos ruins, ou porque simplesmente foram esquecidos, substituídos por outros, vencerão antes, embalagens nada práticas ou quantidade excessiva de produto- potes de 500g ao invés de 250g (sou só eu ! uma mulher !)

Praticamente tudo aí tem solução: não comprar tanta variedade do mesmo produto (exemplo: 5 pós- dei um pra minha irmã, ainda tenho 4 abertos ). Eu poderia bem ter 2, usá-los até o final ou até notar que não têm as qualidades que eu esperava, desapegar- doar, e comprar outro. Mesmo que todos sejam ótimos (e no caso dos meus pós, sim, todos são ótimos ! um deles eu estou no 3º de tanto que gostei e tem um lacrado em casa) eu acabo esquecendo algum deles no fundo da gavetinha (tinha um que não era usado há quase 1 ano, por isso dei pra minha irmã).

Outra coisa que seria uma ótima solução: comprar tamanhos menores ! Ao invés de comprar 500ml de shampoo (que eu vou enjoar e querer testar outro) poderia ter comprado 150ml ou 200ml...Exceções para produtos que uso MUITO, que já conheço e sei que comprarei depois SE COMPENSAR o preço: água termal, BEM mais barata se comprada em outro país, aí é preciso aproveitar ao máximo o frete que será pago. Aproveitar o frete grátis para comprar demaquilante também é uma ótima idéia !

Quanto aos sapatos: percebi que tenho pares que "me apaixonei" mas que não são tão confortáveis assim e usei 1 ou 2 vezes ! E foi logo quando eu comprei !
Ou seja: eu caio na rotina do mais confortável e acabo usando sempre os mesmos sapatos !
Então o desafio foi: um sapato por dia durante uma semana, e posso renovar a cada semana mas repetindo apenas alguns ! E depois desses 30 dias acho que só faltou usar uns 3 ou 4...(e alguns "muito festa" ou sandálias "muito verão" !). E foi ótimo redescobrir aquela paixão do momento em que comprei os pares ! Principalmente as melissas que acabo não usando porque dão trabalho !( não são tão confortáveis assim, na maioria e tem que limpar imediatamente após o uso !)

Meu balanço desses 30 dias: estou muito feliz por usar minhas coisas e não gastar nada !

Amanhã é o último dia do desafio e tenho uma listinha de coisas que quero muito comprar (e que ainda não tenho na minha coleção, de nenhuma marca, nenhum similar) mas acho SINCERAMENTE que posso esperar ! Então acho que vou dobrar o DESAFIO JULHO SEM COMPRAS ! Mais um mês sem compras !

Será que aguento ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário